Translate

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Magdeburg

Este foi um fim-de-semana prolongado na Alemanha, aqui a segunda-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes é feriado, por isso aproveitámos e fomos passear. Não dava para ir muito longe porque queríamos ficar com tempo para descansar (agora o sol põe-se ás 21h e levanta-se às 5h da manhã, então os filhos pensam que às 6h da manhã já é tarde e têm acordado cedíssimo). Portanto, estivémos a investigar no mapa e decidimos ir conhecer Magdeburg que é a capital do estado de Sachsen-Anhalt e fica a cerca de 160km de Berlin.


A Deutsche Bahn tem uns bilhetes maravilhosos que só funcionam ao fim-de-semana e com os quais podem viajar até 5 pessoas pela módica quantia de 39,00€ ida e volta, desde que no mesmo dia (não sabemos a distância máxima coberta). Perfeito. Apanhámos um combóio expresso de dois andares ás 10h da manhã, chegámos lá o meio dia e voltámos às 17h. Logo por coincidência, em Magdeburg comemoram as festas da cidade no fim-de-semana de Pentecostes e então fomos encontrar uma cidade cheia de gente, barraquinhas e carrocéis.

Para além disso, tivémos imensa sorte com o tempo, esteve um dia de sol maravilhoso e os filhos gostaram. Mal chegámos fomos logo andar na roda gigante, depois visitámos a Grüne Zitadelle (Hundertwasser), o mosteiro Unser Lieben Frauen que é rodeado por um grande espaço verde e os filhos fartaram-se de apanhar dentes-de-leão. A seguir fizémos uma pausa em frente do rio Elbe, numa das torres de vigia estava uma exposição sobre os últimos 100 anos de Magdeburg e a senhora ue lá estava ofereceu um livro para pintar com desenhos dos exlibris da cidade e uma caixinha de lápis (deu um jeitão enorme para a viagem de regresso em que o pessoal já vinha cansado). Recuperadas as forças visitámos a catedral que é o edifício gótico mais antigo da Alemanha, passando pela Rathaus (estilo renascentista italiano) e pela parte velha da cidade. Só hoje é que descobrimos que também havia uma capela de Santa Madalena, mas não a visitámos.

Depois vimos o cortejo, bebemos uma cervejinha, vimos mais barraquinhas e voltámos para a estação dos combóios. Foi um dia muito bem passado. Quando chegámos a Berlim, a praia da Salomé estava cheia e lá estavam eles a dançar o tango. (Mais fotos no facebook)

Beijos.

Mauerpark

Mauerpark
Karaoke no Mauerpark