Translate

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dois coracoes cheios de mimo

Pois é pessoal, digo e repito que nao tenho saudades nenhumas de Portugal, mas o mesmo nao podem dizer as minhas pequeninas. Na primeira semana de aulas ficaram as duas super entusiasmadas - para elas a Alemanha era uma espécie de feira popular onde iriam divertir-se à grande; a viagem de aviao por si só foi uma grande excitacao e nas suas cabecinhas, e na minha também, tudo iria correr às mil maravilhas. Na segunda semana a mais velha comecou a estranhar mas a outra andava na maior: o Kindergarten tem uma casa de madeira e tractores que andam puxados por cordéis e uma grande área cheia de areia para se sujarem à vontade, enfim o sonho de qualquer versao feminina do Huckleberry Finn como é a M (acabaram hoje de ler "As aventuras de Tom Sawyer").

Entretando vieram as duas semanas de férias de Outono e a coisa lá se aguentou, mas agora que estao de regresso à escola e ficam lá as duas das 8.30 às 16.00h, acho que se deram conta que a língua é de facto um obstáculo e que estamos cá para ficar. Andam as duas tristonhas e a M ás vezes diz que tem "saudades de Lisboa". É muito duro uma mae ouvir estas palavras da boca do seu bem mais precioso e elas nao estrem absolutamente radiantes por aqui estar, como eu estou, faz-me perder um pouco o entusiasmo.

Os outros dizem-me que é uma fase normal, que no Natal já comecaram a fazer-se entender e aí será mais fácil criar lacos de amizade com os outros miúdos. Assim o espero.

Por outro lado, tudo parece estar a correr bem nas escolas, e apesar de todo este drama em volta das saudades de Lisboa, a M já me informou que tem um namorado novo, o Milan, e que por isso já nao quer namorar com o Rodrigo (namorado na creche de Lisboa). Ora toma, que a minha pequenina nao perde tempo!

Fiquem bem!
s

Mauerpark

Mauerpark
Karaoke no Mauerpark